Sobre os Alimentos!

ALIMENTOS QUE AJUDAM A MANTER O BRONZEADO

Oi pessoal! A essa altura a maioria já tirou umas férias e voltaram com um belo bronze né?  E certamente muitos voltam para dentro de seus escritórios e ficam só curtindo o sol lá fora pela janela! #meucaso
Então hoje vou passar umas dicas sobre alguns alimentos que ajudam a manter a cor do verão, mesmo dentro do escritório!

Cenoura: clássico vegetal amigo do bronzeado! Pode ser consumido todos os dias, mas para aquelas que tem facilidade para pegar uma cor, cuidado! a pele pode ficar com um aspecto alaranjado.



Abóbora: contém altas doses de betacaroteno! e além de ajudar a manter o bronzeado, ajuda a combater a oxidação das células e atua no envelhecimento...tudo de bom!


Mamão também é rico em betacaroteno. Pode comer todos os dias!



Caqui: uma delícia! docinho e rico em vitamina A, além de dar aquela reforçada no bronze!
A vitamina A é super importante e desempenha várias funções no organismo... merece um post futuramente só pra ela!
Dica: aproveite para substituir o doce depois das refeições pelo caqui.



Manga: delicia para servir geladinha no verão! É rica em vitaminas do complexo B e uma boa fonte de betacaroteno!


Damasco: ótima opção como lanche, um excelente petisco e garante o bronzeado!



Pimentões: além de dar uma força na cor, são ricos em vitaminas A, E e C, que garantem proteção ao sistema imunológico!
Dica: eu sempre tenho em casa, acho uma ótima opção de janta low carb, basta abrir, limpar as sementes e rechear com frango desfiado, guisadinho, ou até mesmo um ovo! leva ao forno e pronto! rápido e prático.
Polvilha com linhaça triturada, cebola e alho desidrato, etc.
Dica 2: sempre tenho no congelador porções de frango refogado e guisadinho... fica bem mais fácil manter a dieta.


Batata doce: clássico maromba! eu amoo.. baixo índice glicêmico, rica em vitamina A e betacaroteno, ajuda a proteger as células contra o envelhecimento!



Beterraba: além de ser amiga do bronzeado perfeito, é rica em betalaína, um antioxidante natural.
Também é rica em ferro (ajuda na absorção da vitamina A) e ácido fólico!
Dica: melhor consumir crua para não perder nutrientes, mas se preferir cozinhar, a sugestão é cozinha-las com casca, inteira e de preferência com 5 cm do talo.Para manter a cor vermelha no cozimento, adicione 2 
colheres de vinagre na água do cozimento


Folhas verdes escuras: também ajudam na cor do verão. Invista em couve, brócolis, espinafre, agrião, repolho...



Uma dica para terminar: consuma esses alimentos durante todo o ano! Todos são ricos em vitaminas e sais minerais, além de ajudar no bronze perfeito e combater o envelhecimento!
Ah! Vou postar mais receitas logo, ok? tá corrido por aqui...e para piorar (ou não) dia 24 de fevereiro começo minha tão sonhada faculdade de Nutrição!! Não vejo a hora! Vai ficar ainda mais corrido.. mas prometo continuar postando!!

beijossss



SUCO VERDE E A DIFERENÇA ENTRE PERDER PESO E EMAGRECER.

Gente comecei  esse post sobre suco verde e acabei entrando em outro assunto, mas como era algo que eu  também iria escrever em algum momento, resolvi matar dois coelhos com uma cajadada só!

Já faz um tempo que queria falar sobre o suco verde. Acho uma opção super válida para repor nutrientes, acelerar metabolismo..... e só! Sim, só isso...
Ou vocês achavam que um copo desse suco servia para “desintoxicar o organismo”??!! Achavam?
Bom, sinto informar que esse papo de que dieta detox limpa o nosso organismo não existe, ok?
Agora todos vocês me perguntam: Como assim?   Não existe?    Oi?     Tá loca?   Bebeu?

Este suco é bem light e simples, vai apenas 3 gelos de couve + um ramo de hortelã + suco de 1 limão siciliano (encontro sempre no supermercado Peruzzo da Tupi)  Tanto o limão, hortelã e a couve, contem inúmeros benefícios para o organismo, mas nenhum deles, nem todos juntos e misturados, possuem a mágica de limpar o nosso organismo, ok?


Simplesmente assim....não existe COMPROVAÇÃO CIENTIFICA de que o suco verde ajude a eliminar toxinas do organismo! Pronto falei! (E sim, eu adoro assuntos polêmicos!)
Além do mais, quem está na fase de perder gordura corporal (emagrecer) deve-se atentar para a quantidade de frutas colocadas no suco, para que ele não sabote sua dieta! Porque como todos já sabem fruta possui açúcar (frutose).

O que é COMPROVADO CIENTIFICAMENTE é que o organismo é capaz de eliminar as toxinas sozinho e que o suco verde não acelera este processo. Ou seja, mantenha um estilo de vida detox/saudável. Coma alimentos naturais, crus, termogênicos, integrais, pouco açúcar, bastante proteína, carboidratos complexos, faça exercícios regularmente...
Mas jamais, em hipótese nenhuma acreditem que um suco, se tomado todos os dias, por 7 dias, (ou sei lá quantos dias tinha na dieta que tu pegou na internet) pode limpar o estrago de uma vida toda....Ou que uma dieta de uma semana pode fazer milagre! No máximo podemos nos sentir mais desinchados... mas esta sensação é causada pela perda de liquido acumulado e não gordura! Sim o peso na balança diminui... mas quem disse que perder peso é emagrecer?

Segundo Simon Brooks, da universidade de Flinders, AUS: "Dieta DETOX e Terra do Nunca são a mesma coisa". Não serve nem para desintoxicar, pelo menos não da forma como está sendo prescrita por aí.

Portanto parem de se iludir, basta pensar comigo o seguinte: já pensaram em como seria a sua dieta se fosse com base nas suas necessidades nutricionais e não baseada nos nossos hábitos culturais?  Certamente, pão com suco de fruta (carbo + carbo) no café da manhã não seria a melhor opção... Não quero aprofundar sobre necessidades diárias nutricionais neste post, mas apenas repensem seus hábitos alimentares e de preferência procurem a orientação de um nutricionista para adequar sua dieta ao seu estilo de vida e necessidades!

Mas por favor, parem de pensar nos “atalhos” para limpar o organismo ou entrar em forma, esqueçam formulas mágicas... Definitivamente não é o melhor caminho!
E já que entrei no assunto emagrecimento, vou explicar rapidinho a diferença entre “perder peso” e “emagrecer”.

Pra começar precisamos entender que podemos: Perder Peso e Emagrecer, Manter o Peso e Emagrecer, Aumentar de Peso e Emagrecer e, Perder Peso e ENGORDAR.
Querem saber, eu já consegui essa façanha de perder peso (massa magra = músculo) e engordar (aumentar percentual de gordura).
Não entenderam nada? Seguinte: peso corporal só é parâmetro para leve ou pesado, o processo metabólico de emagrecimento é bem mais complexo e possui inúmeras variáveis, não podendo ficar limitado a um fator tão linear quanto uma conta matemática.
Outro exemplo: uma pessoa que tem hoje 89kg e 16% de gordura, se daqui um ano ela tiver 101kg e 13% de gordura, ela estará mais pesada, porém mais magra.

Uma imagem vale mais que mil palavras!


Ou seja, perder peso e emagrecer são coisas diferentes, a problemática está em dissociar este paradigma que foi impregnado em nossas mentes.
Por isso faça uma avaliação física e verifique sua composição corporal, não importa qual método, desde que a reavaliação seja feita com o mesmo método e com o mesmo avaliado. 

E no mais, suco verde faz bem e traz inúmeros benefícios, (benefícios estes que irão variar conforme os componentes do suco, por isso é bom sempre alternar os ingredientes para ter diferentes nutrientes) agora... fazer uma faxina como prometem por aí....isso nem o suco e nem nenhum alimento faz! 

Sei que parece complicado, mas como diria o prof. Guto Galamba: “para que tenhamos algo que nunca tivemos, precisamos parar de fazer tudo que sempre fizemos”.

Beijos!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário