Super Dicas!

Dica Top! Limão com água em jejum

Já pensaram em acordar e tomar um copo de água com limão em jejum?
Desde de 2010, quando consultei pela 1° vez com a Dra. Cintia Squeff - nutri ortomolecular, funcional e esportiva - criei o hábito de acordar e tomar água com limão espremido.
Tomado pela manhã, em jejum (15 a 20 minutos antes do café da manhã), descongestiona e desintoxica o organismo.

Querem mais motivos para fazer o mesmo? Então vamos lá:

Tomar o limão com água em jejum, dá suporte à função imunológica do nosso corpo. Isto porque os limões são ricos em vitamina C que é um poderoso antioxidante e tem papel de apoio nas funções imunológicas, principalmente porque o ácido ascórbico presente no limão, tem efeitos anti-inflamatórios e inclusive é utilizado como um apoio suplementar para a asma ou outros sintomas respiratórios.

Limões também contém saponinas que mostram propriedades antimicrobianas e pode ajudar a te manter longe da gripe.
Além disso, o  ácido ascórbico ajuda na absorção de ferro no organismo (a absorção do ferro também desemprenha um papel importante na função imunológica).

Alcalinização do corpo - Embora o sabor do limão seja acido, limões são, de fato, um dos alimentos mais alcalinizantes para o nosso corpo. Pois a percepção  ácida/cítrica se dá pelo mesmo ácido ascórbico citado acima, porém estes são facilmente metabolizados pelo corpo permitindo que o conteúdo mineral dos limões alcalinize seu sangue.

Auxilia a digestão - flavonóis cítricos são considerados responsáveis pelo uso tradicional de limão como um tônico digestivo.

Purifica e estimula o fígado - o suco de limão é tradicionalmente utilizado para desequilibrar o equilíbrio químico do ácido clorídrico no estômago auxiliando a digestão. E mais, estudos mostram que a vitamina C, tem sido associada com a redução do risco de úlcera péptica causada pela bactéria Helicobacter pylori.

Pele -  A vitamina C (antioxidante contidos em todos os limões) combatem os danos causados pelos radicais livres. O radicais livres são responsáveis pela maioria dos sintomas do envelhecimento. A ingestão de substâncias antioxidantes pode ajudar a minimizar esse dano.

Hidratação - Começando todas as manhãs com um copo de água pura e limão você estará estimulando a digestão durante todo o dia, auxiliando também a limpar seu corpo de toxinas que podem se instalar em seu trato digestivo.

Energia - Uma vez que entra em seu trato digestivo o limão ajuda a reduzir a ansiedade e depressão também.

E mais, Cientistas dizem que o próprio cheiro de limão pode ter um efeito calmante sobre o sistema nervoso!

Ainda tá em dúvida? Não né? Então amanhã já pode começar!!



Metabolismo


Oi gente!

O assunto “metabolismo” está super em alta, mas vocês sabem o que é? Entendem como funciona?


O metabolismo é um conjunto de hormônios e enzimas que transformam calorias (comida) em energia, de uma maneira mais ou menos eficiente.
É ele quem estabelece o ritmo que a gente queima as calorias que consome e também é responsável pela velocidade do gasto ou do acumulo destas calorias.
Falando de uma maneira mais prática, o nosso corpo é uma máquina e essa máquina tem um motor que precisa de combustível (energia) e para queimar precisamos consumir!

Quando falamos em acelerar o metabolismo é exatamente fazer com que ele gaste mais calorias em repouso, sozinho.
Importante saber que ele é pessoal, ou seja, já vem pré-definido, pela idade (o metabolismo lentifica cerca de 5% a cada década após os 40 anos), sexo (homens queimam mais calorias do que as mulheres), massa muscular (músculo- quanto mais músculos presentes no corpo, mais rápido o metabolismo), genética, hormônios (problemas de saúde como o hipotireoidismo ou deficiência de outros hormônios também podem lentificar o metabolismo), atividades físicas e hábitos. Sobre alguns desses aspectos temos controle, sobre outros não.




Existem algumas formas de “acelerar o seu motor”, ou seja, de acelerar o seu gasto diário de calorias, uma delas é a prática diária de atividade física, que deve incluir exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular.
Sabe o que é interessante? Que as células presentes nos músculos queimam calorias mais rapidamente do que as células de gordura, mesmo durante o repouso! Existem pesquisas científicas que revelaram o seguinte: cada quilo de massa muscular queima 70 calorias por dia, enquanto cada quilo de gordura queima apenas quatro calorias por dia.

Exercícios e alimentação aceleram a nossa máquina! E sim, a musculação tem um bom gasto calórico se praticada de forma correta.


Embora 30 minutos de exercícios aeróbicos queimem mais calorias do que 30 minutos de musculação, nas horas seguintes ao exercício físico, é a musculatura trabalhada que será responsável por sustentar o seu aumento no gasto metabólico. Em outras palavras, ter mais músculos significa que você pode comer mais e ganhar menos peso!

COMA MAIS VEZES E QUEIME MAIS RÁPIDO
Eu sei que muita gente ainda duvida que para queimar precisamos comer, mas gente, a explicação é esclarecedora: quando pulamos refeições e ficamos mais de 3 horas sem comer a nossa máquina (corpo) imagina que estamos doentes e por isto começa a acumular/estocar. Já quando comemos direitinho, de 3 em 3 horas, a máquina fica a mil e o motor consome muito mais calorias! Simples não?
Por isso que porções pequenas e mais frequentes ajudam a manter o nosso metabolismo sempre em alerta, e se pularmos refeições o metabolismo fica muito lendo, poupando o gasto de energia.
Além do mais, quem tem o costume de fazer pequenos lanches entre as principais refeições, tende a comer uma menor quantidade no almoço e jantar. Isto leva a uma diminuição expressiva da quantidade de calorias ingeridas diariamente, resultando em um aumento da taxa metabólica e uma diminuição da gordura corporal.

TOME CAFÉ DA MANHà
O café da manhã já ativa automaticamente o metabolismo e quase não guarda calorias na forma de gordura, afinal acordamos em jejum. Este hábito também ajuda a manter o apetite controlado durante todo o dia.

ALIMENTE-SE DE FORMA INTELIGENTE
15% do nosso metabolismo é composto também pelo efeito térmico dos alimentos (este efeito térmico é o tanto que o nosso organismo trabalha para digeri-los). Por exemplo: as proteínas são termogênicas e além de ajudar a manter a massa muscular o corpo queima mais calorias para digerir. Já os carboidratos simples são de mais fácil digestão e por tanto o corpo queima menos calorias para digeri-los.
Conclusão: em todas as refeições é importante que haja um pouco de proteína magra e se houver carboidratos que sejam integrais ou acompanhados de fibras (vegetais crus, por exemplo). As fibras por sua vez, são excelentes, pois o corpo não tem enzimas suficientes para digerir, logo o trabalho dele é ainda maior.

Adicione a sua rotina alimentar: pimenta, canela, gengibre, água gelada, proteínas, chás de hibisco e verde.Acreditem, esses detalhes ajudam bastante!




TOME MUITA ÁGUA, DE PREFERÊNCIA GELADA
A água além de mantar todas as células hidratadas, funcionando bem e eliminar as toxinas, quando gelada causa um efeito térmico no organismo que por sua vez precisa trabalhar o dobro para aumentar a temperatura da água, por isso, bastam 8 copos de água gelada por dia para que se queime 50 a 100 calorias somente para equilibrar a temperatura da água a do nosso corpo.

Resumo da história: para acelerar o seu metabolismo, nada melhor do que aumentar a sua massa muscular, comer uma dieta rica em proteínas, comer mais vezes e em menor quantidade.

Um metabolismo acelerado traz consequências diretas para nossa saúde, como o  aumento da disposição (mais energia), maior queima de gordura, melhor qualidade de sono, faz com que o corpo utilize melhor os nutrientes ingeridos, tenha níveis de insulina controlados e menor pressão arterial.

Força minha gente, não é fácil pra ninguém, mas.... querer é poder e disciplina é a chave do sucesso!!


Beijos


Suplementos e Anabolizantes: qual a diferença?

Para ganhar mais força e músculos maiores, cada vez mais pessoas recorrem a métodos artificiais utilizando desde simples suplementos alimentares até anabolizantes, sem pensar na própria saúde.

Sabem a diferença entre suplementos e anabolizantes? Explico:

Suplementos alimentares: são como alimentos industrializados, utilizados para suprir algumas carências do organismo, como proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. Ajudam a musculatura a se desenvolver mais rápido e devem ser prescritos por um nutricionista esportivo na medida certa para cada paciente. Os suplementos são elaborados com os mesmo ingredientes dos alimentos e podem trazer muitos benefícios, desde que utilizados de forma adequada. Com os suplementos podemos suprir necessidades nutricionais e melhorar o rendimento das atividades físicas.
Dependendo do nível de ingestão, os suplementos podem servir como remédio natural no combate a problemas comuns do organismo, como falta de produtividade, sonolência e osteoporose.

Melhor whey que já tomei! Esse saber "Gourmet Chocolate" é delicioso!!

Anabolizantes: Prescrito por médicos são indicados em situações muito específicas, para o tratamento de doenças que desgastam a musculatura e os ossos.  Os anabolizantes são derivados sintéticos de hormônios e outras substâncias que oferecem riscos à saúde.  Médicos alertam que não existem dosagens seguras e que o uso indiscriminado dos anabolizantes pode provocar doenças cardíacas, mau funcionamento do fígado e dos rins, acne, dores articulares e perda de cabelo. No homem pode desencadear ainda infertilidade, impotência, calvície, desenvolvimento de mamas, alteração da próstata.
Na Mulher, há o crescimento de pelos faciais, alterações menstruais, alteração da voz e diminuição de mamas.
Além dos efeitos físicos, o abuso dessa droga pode causar alterações do humor, provocando agressividade, irritabilidade, confusão mental e até mesmo depressão.

Fico cho-ca-da só de pensar que tem academias que vendem os tais anabolizantes. 

Conclusão: Tanto anabolizante como suplemento é assunto sério. E os dois devem ser prescritos por profissionais. Vale lembrar que os suplementos alimentares (como já diz o nome) são alimentos, enquanto os anabolizantes são medicamentos que, inclusive, são motivo para os testes anti-doping em grandes eventos esportivos.

*Importante ressaltar que mesmo os suplementos em excesso também podem acarretar danos para a saúde, portanto não dispense a orientação de um bom nutricionista esportivo para verificar a real necessidade do uso, bem como a quantidade adequada.

Fica a dica: definitivamente não vale a pena consumir nada sem orientação adequada e correr riscos desnecessários, podendo prejudicar a saúde e desencadear problemas que podem afetar o nosso organismo trazendo consequências que podem ser irreversíveis.
Eu mesma já fiz dessas e foi nos detalhes que me perdi e quase sobrecarreguei o meu fígado. Por isso não largo minha nutri esportiva-ortomolecular nem por decreto! Hoje tomo 3 fórmulas prescritas por ela mais suplementos de proteína e aminoácido, tudo calculado especialmente para mim e para a minha rotina! 

Não saio de casa sem! BCAA, Chlorella, L-theanine + passiflora, picolinato de cromo + cavalinha + dantron 


E vocês? Já procuraram orientação? 


Beijoss


CAFÉ E CARDAMOMO


Acharam que eu tinha esquecido do blog, hein?? nãooo!
Acontece que fui passar uns dias na praia e coincidiu com a semana que resolvi fazer o blog e a página no face! que aliás esta bombando de gente!
Quanto a isso, fico admirada e não tenho palavras que possam externar meu sentimento! isso quer dizer que as minhas suspeitas estão corretas: cada dia que passa aumentam o número de pessoas que querem e entendem o porque de buscar uma melhor qualidade de vida, mudando hábitos, criando expectativas, buscando motivação a cada dia que passa.... e eu sei que não é fácil, mas é aí que esta a graça..afinal, o fácil se torna tão sem graça com o passar do tempo, não é mesmo?
Massss voltando ao assunto, quem não gosta de um cafezinho?? hummmm... e quem concorda comigo que o aroma é melhor que o gosto!? Eu particularmente prefiro tomar chás no dia a dia ao invés de café, mas basta umas das gurias ligar avisando que vai tomar um cafezinho lá em casa depois do almoço que prontamente faço um café deliciosamente aromatizado com cardamomo! e é um sucesso!


Nada melhor que receber amigas em um dia de sol com direito a cafezinho, não é? amoo
Então!!! hoje trago uma dica deliciosa e que faz uma bela diferença no aroma e sabor do café: o cardamomo




Barbada de fazer! eu coloco umas 30 gramas de café e 3 sementes de cardamomo! fica uma delícia! Dá pra fazer assim ou da forma tradicional passando o café com filtro.

Gente, vou contar rapidinho como conheci essa semente. Morei em Pelotas por um ano (há algum tempo atrás, mas não vou contar quantos porque esse tipo de cálculo me deixa triste e lembro da minha idade...aff)
e lá fiz amizade com uma menina do cursinho (a fê) e ela tinha um namorado árabe que tinha um amigo Egípcio (chique hein?) Então...esse Egípcio era um cara mais velho, devia ter na época uns 40 anos. Não tive muito contato com ele, acho que jantei com eles num findi..emfim.. e ele que nos apresentou o cardamomo e o Zaatar (este tempero super interessante fica para um outro post!). Bom, desde então nunca mais deixei de usar o tal cardamomo! Ele simplesmente dá um aroma no café que vocês não tem ideia! combina super!

Pesquisando um pouco sobre esta semente descobri que na verdade ele é parente do gengibre e tem várias propriedade interessantes, algumas delas são:
Efeito Digestivo, diurético, laxante, expectorante, antisséptico e afrodisíaco! 
Segundo o nutricionista norte-americano David Grotto, fundador da Nutrition Housecall (instituição que providencia cuidados personalizados de nutrição e dietética) e autor do livro  "101 alimento que podem salvar a sua vida" (Ed. Larousse), relata as propriedades do cardamomo para matar a H.Pylori, a bactéria associada a úlceras. "Também exerce um efeito calmante no aparelho digestivo e é usada para tratar dispepsia e gastrite." Na medicina chinesa, o ingrediente é utilizado contra problemas do aparelho digestivo, como a dor de estômago, náuseas e vômitos.

O cardamomo aromatiza pratos salgados, doces e bebidas como café, chá, chocolate e sucos!

Outros benefícios do uso do cardamomo seriam que o óleo ajuda a neutralizar os efeitos do tabaco, picadas de insetos e ingestão de venenos leves, limpa os intestinos, cura as cólicas, remove o mau hálito, cura infecções bucais e etc.

Eu só experimentei ele com café, mas confesso que fiquei curiosa em experimentar ele em pratos salgados e em sucos! Assim que eu fizer, posto uma foto e a receita, ok?

O cardamomo é facilmente encontrado em lojas de especiarias e lojas de produtos naturais.

E vocês, vão experimentar?




2 comentários:

  1. Cardamomo em cremes doces, tipo no mingau proteico de aveia, fica super gostoso. E o Zattar testa pra dar sabor no cottage. Eu ganhei um sacolão de temperos de uma amiga que mora em Dubai, e me fissurei no Zattar, lá eles comem no pao com azeite, delicia tbm. Hj fui na Casa Pedro (rede de lojas de especiarias e graos a granel dos arabes) fiz meu estoque de farinhas, passas, castanhas e temperos. Tinha um zattar importado, mas era muito caro, acabei levanod o nacional :(

    ResponderExcluir
  2. Oii Isa! amo zattar com azeite e pão! delicia! eu comia direto! hj em dia não como mais pão, mas vou experimentar com cottage e outras receitas! e certamente vou colocar o cardamomo no meu mingau proteico! amei as dicas! beijão

    ResponderExcluir